quarta-feira, 24 de março de 2010

"Nenhum homem é uma ILHA isolada; cada homem é uma
particula do CONTINENTE,uma parte da TERRA; se um
TORRÃO é arrastado para o MAR, a EUROPA fica
diminuída, como se fosse um PROMONTÓRIO,
como se fosse a CASA dos teus AMIGOS ou
a TUA PRÓPRIA; a MORTE de qualquer
homem diminui-me, porque sou
parte do GÊNERO HUMANO.
E por isso não perguntes
por quem os
sinos dobram;
eles dobram
por TI"
(John Donne in prefácio de "Por Quem os Sinos Dobram " de Ernest Hemingway)





Um dia ganho
A estranheza do destino
Destino? Será que isto é mesmo real, racional?
Um rosto iluminado, belo
Mas a dor eu sei que está ali
Tudo fica inerte
e eu só sei sentir
Sentir a aflição.
Que presunção.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Te procuro nos azuis
no coração e no nome
Não encontro nada,
nem teus olhos azuis e tua boca rosada.
Talvez nos azuis que procuro
haja somente o vazio e a escuridão.
Você escondido em outro lugar.
Cores e tons diversos,
para eu nunca te encontrar.

quinta-feira, 11 de março de 2010

8 DE MAIO

 ÀS MULHERES DA MINHA EXISTÊNCIA
Mulheres. Preciso homenagear esses seres especiais e únicos, que existem efetivamente, amam, fazem história, sofrem por amor, criam filhos, sofrem em perdê-los, lutam por seus ideais, fazem arte, são presas às paixões, tornam-se insanas, têm coragem pra suicidar-se, abdicam de si mesmas, doam-se, sofrem violências, lutam... Seres estes, com sensibilidade aguçada e complexa, que lutam todos os dias para demonstrar seu valor. Preciso declarar toda minha admiração e citar algumas destas. Obrigada por existirem: Dona Rosa (minha mãe) mulher excepcional que aprendeu a viver com a cegueira; minha vó D. Francisca sábia em seu sofrimento; Minha vó Tereza que chora por tudo e de quem eu herdei o hábito de comer peixe com as mãos; a minhas tias; a Simone de Beauvoir mulher que expressou o amor desprovido de posse e pensou efetivamente o ser mulher; a amiga e irmã Francinete lutadora determinada; a Hannah Arendt por grandiosidade; a minha amiga Adriana por sua doação completa a família; Camille Claudel por doar-se tanto a um homem a ponto de confundir-se com ele; A minhas colegas de trabalho em especial a Rejeane, Marluce, Keren, Venuzia, Kaelly a Ane futura mãe do Heitor e a todas que passaram pela Emops; a Nalú por sua objetividade e clareza; a Nayara por sua força camuflada de delicadeza; a amiga Cristhiane por inteligência e perspicácia; a Aline por sua história de vida; a Karla por sua vivacidade; a Frida Kahlo tão expressiva em seu sofrimento; a Gloria Perez e a todas as mães por suas perdas; a minha Amanda e Valéria por seu amor puro; a Nany por ser mãe do Lucas; a Cinthia por ser Mãe da Eduarda; a Joyce por sua alma irrequieta; a Clarice Lispector por belas palavras; a Silvinha por sua autenticidade; a Janis Joplin por sua voz; a Alziane por sua amizade eterna; a Madre Tereza pelo amor essencial; a ex amiga Keytte por sua fragilidade; a Maristela pela educadora inata que é; a Luiza por seu perfeccionismo; a Luma por sua perda atroz; a Fernada Takai por seu estilo;A Suzy tão decidida e feliz; a Joyce pelo Rian; a Claudia a skatista, dançarina e mãe; a Adriana Calcanhoto por seu talento;a Lyane por sua voz; a Cindy Lauper por seu estilo colorido; a Di do Bruno por sua história de amor; a Dora, por ser tão batalhadora; a Carla Bruni por sua beleza e voz; a Tarsila do Amaral por proporcionar contemplação estética efetiva; a Anita Malfati por seu talento e alma angustiada; a todas as atrizes que me fazem chorar; a Marci por ter vencido a meningite; a todas as mães de meus amigos e amigas por os terem gerado em especial a D. Tlege por sua história de vida; a todas as mulheres que sofrem com algum mal físico em especial câncer de mama; A Flor Bela Espanca por seu amor visceral; a Cora Coralina por sua poesia realista; a todas minha professoras em especial professora Socorro Jatobá por sua excepcionalidade e sensibilidade; a todas as moças da arte e filosofia Ufam; a todas as musas dos poetas; às mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, (que tenham força pra libertar-se); a Colombina por proporcionar identificação e inspiração; a mãe do homem que amo hoje e as dos quais já amei; a Edith Piaf por sua história e voz; a Zilda Arns por sua dedicação ao outro; a Lybia Ventania por mostrar-me aos oito anos de idade, o que era poesia; a Rita Lee; a Nara Leão; a Elis Regina; às minhas amigas de infância; a todas minha primas; a Helena de Tróia, Jocasta, Eurídice, Antígona, Medéia; a Anne Frank por sua história tão sincera e atroz;a todas as mães e esposas dos desaparecidos políticos das ditaduras dos países da América Latina; as mães que sofrem com desaparecimento de seus filhos devido a tráfico humano, tráfico de órgãos, exploração sexual ou pedofilia; a Virginia Woolf por seu “gênio”; às minhas ex futuras cunhadas; as inimigas com as quais aprendi com a derrota; e a todas as mulheres que passaram por minha vida, com suas idéias, cores e existência...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ressaca de você!

A poucos dias encontrei-o. Oh não, foi ontem? Ou, hoje? 
Na realidade não sei ao certo.
Estou perdida, o tempo não interessa.
Minha alma, meu corpo, minha mente achara que ao vê-lo, somente vê-lo, seriam saciados... 
Ansiei por tocá-lo, ansiei em ouvir sua voz... 
No outro dia quis ser melhor, outra pessoa, a dor agora sentida é diferente, é solitária, é massante, confunde minhas idéias, porém  me enche de esperanças... 
E a suposta racionalizade que eu insisto em alimentar, imediatamente torna-se paixão, a insânidade reina em mim.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)." Milan Kundera - Insustentável Leveza do Ser




terça-feira, 24 de novembro de 2009

Preocupações

 
Pablo Picasso

Debilidade de um corpo que carrega uma alma irrequieta. Assim, sou eu, detentora de responsabilidade angustiante que me consome e me enlouquece a cada dia...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009





                                                 Edvard Munch

É certo, que ao nos dispormos a um relacionamento, interação amorosa mais especificamente,  é preciso tentar saber o quê ambos seres são capazes ou não de fazer, ou seja, de que modo as pessoas envolvidas se comportariam em certas situações.
Conflitos são  bastante comuns em um relacionamento. Porém, há um sentimento proveniente da insegurança, que para mim é um dos mais vis produtos de nosso Ser, o ciúme. Note, que o mesmo não é exclusividade dos relacionamentos amorosos, pois vemos casos extremos de ciúme, também entre amigos, familiares e até de coisas materiais.
O ciúme, sentimento que parte de um amor tão pouco sólido, nada mais é que o falta de moderação de nossa essência egoista-altruísta, como afirmo sempre. Lá no âmago de nosso Ser, é ferrenha a luta entre tais forças inerentes a nossa natureza, bem que a inclinação para o lado negativo, é o principal problema, às vezes creio que nem haja o pólo positivo. Nossos interesses, os desejos, são tão mais intensos, as necessidades quase que irracionais exaurem a coerência de nossos atos, a ponto de sermos algozes de quem amamos, de excedermos nossos limites, de transpormos as delimitações do respeito e da individualidade do outro. Pois, quando o ciúme nos tem, o único sentimento provável é o de posse. Eu quero , eu preciso , eu controlo.... Eu, eu, eu, sempre eu. No caso de ciúme, ou da maioria dos sentimentos viciantes,  pessoas, afirmam agir de tal forma, por amarem demais. O “amor” aí expressado é tão somente o desejo de manter as sensações boas, vivenciadas com a presença da outra pessoa, não a vontade de fazer a outra pessoa sentir-se bem, e sim , a necessidade em auto-satisfazer-se. Nesta hora, não se esta interessado no bem estar do outro, isto talvez, é o que menos importe.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A revolta reina em mim...


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A atemporalidade que reina em mim



Um certo “nefelibatismo” faz parte dos meus instantes. 
Corro dia-a-dia pelo caos de uma rotina estressante. 
Em meio tanta confusão, viajo
Remeto-me a um universo de idéias tão interessantes
lá vejo cores diversas, lilás, rosa, vermelho, amarelo.  
Descubro-me um ser atemporal,pois tudo fica inerte. 
E quando retorno
sempre chego atrasada...


quinta-feira, 5 de novembro de 2009



Arlequim no café- Pablo Picasso
O DESCANTE DE ARLEQUIM

A lua ainda não nasceu.
A escuridão propícia aos furtos,
Propícia aos furtos, como o meu,
De amores frívolos e curtos,

Estende o manto alcoviteiro
À cuja sombra, se quiseres,
A mais ardente das mulheres
Terá o seu único parceiro.

Ei-lo. Sem glória e sem vintém,
Amando os vinhos e os baralhos.
Eu, nesta veste de retalhos,
Sou tudo quanto te convém.

Não se me dá do teu recato.
Antes, polido pelo vício,
Sou fácil, acomodatício,
Agora beijo, agora bato,

Que importa? Ao menos o teu ser
Ao meu anélito corruto
Esquecerá por um minuto
O pesadelo de viver.

E eu, vagabundo sem idade,
Contra a moral e contra os códigos,
Dar-te-ei entre os meus braços pródigos
Um momento de eternidade...


Manuel Bandeira
em Carnaval. 1919.

PIERROT 1918- Pablo Picasso
RONDÓ DE COLOMBINA

De Colombina o infantil borzeguim
Pierrot aperta a chorar de saudade.
O sonho passou. Traz magoado o rim,
Magoada a cabeça exposta à umidade.

Lavou o orvalho o alvaiade e o carmim.
A alva desponta. Dói-lhe a claridade
Nos olhos tristes. Que é dela?... Arlequim
Levou-a! e dobra o desejo à maldade
De Colombina.

O seu desencanto não tem um fim.
Pobre Pierrot! Não lhe queiras assim.
Que são teus amores?... – Ingenuidade
E o gosto de buscar a própria dor.
Ela é de dois?... Pois aceita a metade!
Que essa metade é talvez todo o amor
De Colombina...


Manuel Bandeira
1913 Carnaval 1919.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Propulsores para o "habitar" : Música










Música, propulsor de minha vida, apelo externo que motiva as minhas ações,, que desperta minha faculdade de sentir,  talvez uma paixão, uma paixão que consome a maior parte de meus instantes, porém algo significativo para meu “habitar poeticamente”, como diria o Hölderlin. Música, efetivamente algo que me impulsiona a tentar de fato existir.
Depois da pintura, a música é a forma de expressão de arte que rodeia minhas idéias, motivo de minhas experiências estéticas mais intensas. Meus ouvidos consomem vibrações cheias de sentimentos, dores essências como é o caso Laney Stanley (Alice in Chains), com a música Angry Chair: Loneliness is not a phase Field of pain is where I graze .Serenity is far away...” (Tradução: Solidão não é uma fase. O campo da dor é onde eu pasto.Serenidade está longe...) Sons que nos remetem a sentimentos tão viscerais que nos levam a profunda angústia, angustia esta, sentida através da voz sôfrega do artista. Suas razões talvez não sejam conhecidas e nem vivenciadas por mim, mas são os sentimentos por ele expressados que me revelam certa identificação, a possibilidade em vivenciá-los é o que comove.
          O harmonizar de sons e palavras também nos remetem ao amor, o amor entre amantes, como é o caso do cantor e poeta Arnaldo Antunes, na música, Pedido de Casamento: “Eu só queria ter o nosso cantinho. Meu corpo junto ao seu mais um pouquinho. Tenho certeza de que daria certo. Nós dois sozinhos num lugar deserto...” Esta canção, uma das minhas preferidas, nos revela a delicadeza de momentos vivenciados por duas pessoas que num exato instante sentem-se felizes e completos com a presença um do outro. Sentimento doce e tão necessário ao Ser...
A música nos revela ainda, o sentimento de inconformismo como é o caso dos cantores poetas que fizeram de sua arte arma contra a ditadura, como na música , Apesar de você, do Chico Buarque:
 “Hoje você é quem manda. Falou, tá falado. Não tem discussão. A minha gente hoje anda. Falando de lado. E olhando pro chão, viu. Você que inventou esse estado. E inventou de inventar.Toda a escuridão.Você que inventou o pecado. Esqueceu-se de inventar o perdão”. Vi em uma reportagem com o Chico, onde o mesmo afirmava que nesta época, para burlar os sensores, ele punha nas músicas muitos excessos, ou seja, frases com sentidos explícitos, frases estas que tinha certeza que seriam cortadas, aí só restaria nas letras o que realmente o compositor almejara expressar, protesto sutil em volto em uma subjetividade sólida.
Assim, a música me possibilita experiências estéticas tão essenciais, tão efetivas, onde, transcedo minnha vã existência e sou consequentemente remetida  ao movimento proporcionado pelo sentir.

segunda-feira, 13 de julho de 2009


AMOR BASTANTE

quando eu vi você
tive uma idéia brilhante
foi como se eu olhasse
de dentro de um diamante
e meu olho ganhasse
mil faces num só instante

basta um instante
e você tem amor bastante

um bom poema
leva anos
cinco jogando bola,
mais cinco estudando sânscrito,
seis carregando pedra,
nove namorando a vizinha,
sete levando porrada,
quatro andando sozinho,
três mudando de cidade,
dez trocando de assunto,
uma eternidade, eu e você,
caminhando junto

Paulo Leminski
A virgem - Gustav Klimt


Permita-me sentir


No fundo dos seus olhos encontro a melancolia,
a melancolia de um palhaço que vaga sem rumo
entre cores e sons mascarando a sua dor
com uma alegria tão ínfima e postiça quanto o truque que faz rir.
No fundo dos seus gestos vejo a inquietação de uma criança a brincar
a inquietação que não satisfaz que somente exaure teu corpo e o deixa débil.
No fundo do teu Ser percebo a solidão,
Não a solidão da falta do outro, e sim, a solidão do desencontro de si mesmo.
Mas que ser repugnante sou eu? Tão frágil também.
Como posso presumir algo sobre ti?
Como posso entender-te? Se não entendo nem a mim
Mas sinto, sinto sim, sou ser humano e só sei sentir.
Deixa-me tentar presumir e sentir cada vez mais tua alma aflita
Tu me tocas!
Espero muito que sim.

                                                                                         Erika Carmo

Dias de angústia


Por estes dias ando meio melancólica,

Por estes dias minha vida não tem parabólica

Por estes dias meus dias se vão.

Por estes dias a angustia fecha o meu coração.

Por estes dias depreciei-me por demais

Por estes dias não estou em paz.

Por estes dias decepcionei-me contigo

Por estes dias decepcionaste comigo.

Por estes dias por em demasia beber,

por estes dias pus uma amizade a perder.

Por estes dias jamais quis te querer

Muito menos sofrer.

Por estes dias esqueci-me de quem sou.

Por estes permitir ser quem não sou

Por estes dias a culpa me trás.

Por estes dias quero voltar atrás.

Por estes dias tenho ódio de mim.

Por estes dias e dias tristeza sem fim...





PS: Vasculhando minhas coisas encontrei estas palavras...Sorri sozinha, tudo terminou bem...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008


Os dias atuais estão sem vida, idas e vindas em um coditiano frio, igual e massacrante... Quero tanto resolver os enganos... expressar que amo, falar que não amo, deixar definitivamente, entender o por que não despertei nela, este amor que era para ser natural... Quero libertar-me destas dúvidas e das cobranças tão intensas, quero tanto estar só, sem pensar em nada, sem fazer nada... Quero movimento, sei que tenho que prover tal movimento, mas a luta é ferrenha e atroz...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ausência
Eu deixarei que morra em mim o desejo
de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar senão a mágoa
de me veres eternamente exausto
No entanto a tua presença é qualquer coisa
como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto
e em minha voz a tua voz
Não te quero ter porque
em meu ser está tudo terminado.
Quero só que surjas em mim
como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar uma gota de orvalho
nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne
como uma nódoa do passado.
Eu deixarei ... tu irás e encostarás
a tua face em outra face
Teus dedos enlaçarão outros dedos
e tu desabrocharás para a madrugada
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu,
porque eu fui o grande íntimo da noite
Porque eu encostei a minha face
na face da noite e ouvi a tua fala amorosa
Porque meus dedos enlaçaram os dedos
da névoa suspensos no espaço
E eu trouxe até mim a misteriosa essência
do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só
como os veleiros nos portos silenciosos
Mas eu te possuirei mais que ninguém
porque poderei partir
E todas as lamentações do mar,
do vento, do céu, das aves, das estrelas
Serão a tua voz presente,
a tua voz ausente,
a tua voz serenizada.
Vinicius de Moraes
VERSOS ÍNTIMOS
Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te a lama que te espera!
O Homem que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera
Toma um fósforo, acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro.
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa ainda pena a tua chaga
Apedreja essa mão vil que te afaga.
Escarra nessa boca de que beija!
Augusto dos Anjos
Meu Sonho

Eu
Cavaleiro das armas escuras,
Onde vais pelas trevas impuras
Com a espada sangüenta na mão?
Por que brilham teus olhos ardentes
E gemidos nos lábios frementes
Vertem fogo do teu coração?
Cavaleiro, quem és? o remorso?
Do corcel te debruças no dorso.
E galopas do vale através.
Oh! da estrada acordando as poeiras
Não escutas gritar as caveiras
E morder-te o fantasma nos pés?
Onde vais pelas trevas impuras,
Cavaleiro das armas escuras,
Macilento qual morto na tumba?.
Tu escutas.
Na longa montanha
Um tropel teu galope acompanha?
E um clamor de vingança retumba?
Cavaleiro, quem és? - que mistério,
Quem te força da morte no império
Pela noite assombrada a vagar?

Álvares de Azevedo

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CHORE QUERIDO (JANIS JOPLIN)

Chore querido, chore querido, chore querido
Amor, bem-vindo de volta ao lar
Eu sei que ela lhe disse,
Querido, eu sei que ela lhe disse que o amava
Muito mais do que eu amei,
Mas tudo o que eu sei é que ela lhe abandonou
E você jura que você simplesmente não sabe o porquê
Mas você sabe, querido, sempre
E sempre estarei por perto se você me quiser
Venha e chore, chore querido, chore querido, chore querido
Oh amor, bem-vindo de volta ao lar
Você não sabe, querido,
Ninguém vai amar você
Do jeito eu tento?
Quem vai aceitar todo o seu sofrimento,
Querido, sua dor no coração, também?
E se você precisar de mim, você sabe
Que eu sempre estarei por perto se você algum dia precisar de mim
Venha e chore, chore querido, chore querido, chore querido
Oh, papai, como você sempre diz fazer
E quando você anda pelo mundo, querida,
Você disse que tentaria ver o fim da estrada,
Você deve descobrir depois que a estrada termina em Detroit,
Querido, a estrada também terminá em Katmandu
Você pode viajar ao redor do mundo
tentando encontrar algo a ver com a sua vida, querido,
Quando você só vai fazer uma coisa bem,
Você só vai fazer uma coisa bem para concluir nesse mundo, amor.
Você tem uma mulher esperando por você lá,
Tudo o que você sempre precisará fazer é ser um bom homem uma vez para uma mulher
E isso será o fim da trilha, querido.
Eu sei que você tem mais lágrimas para compartilhar, amor.
Então venha, venha, venha, venha, venha
E chore, chore querido, chore querido, chore querido
E se você alguma vez se sentir sozinho, querido,
Eu quero que você venha, venha para a mamãe agora,
E se você alguma vez quiser um pouco de amor feminino
Venha e baby baby baby baby baby agora
Chore querido, yeah

Cry baby, cry baby, cry baby,Honey, welcome back home.
I know she told you,
Honey I know she told you that she loved you
Much more than I did,But all I know is that she left you,
And you swear that you just don't know why,
But you know, honey I'll always,
I'll always be around if you ever want me
Come on and cry, cry baby, cry baby, cry baby,
Oh honey, welcome back home.
Don't you know, honey,Ain't nobody ever gonna love you
The way I try to do ?
Who'll take all your pain,
Honey, your heartache, too ?
And if you need me, you know
That I'll always be around if you ever want me
Come on and cry, cry baby, cry baby, cry baby,Oh daddy, like you always saying to do.
And when you walk around the world, babe,
You said you'd try to look for the end of the road,
You might find out later that the road'll end in Detroit,
Honey, the road'll even end in Kathmandu.
You can go all around the worldTrying to find something to do with your life, baby,
When you only gotta do one thing well,
You only gotta do one thing well to make it in this world, babe.
You got a woman waiting for you there,
All you ever gotta do is be a good man one time to one woman
And that'll be the end of the road, babe,
I know you got more tears to share, babe,
So come on, come on, come on, come on, come on,And cry, cry baby, cry baby, cry baby.And if you ever feel a little lonely, dear,
I want you to come on, come on to your mama now,
And if you ever want a little love of a woman
Come on and baby baby baby babe babe baby now Cry baby yeah.

Da primeira vez (LUDOV)


Da primeira vez que você me ascendeu seus olhos
desviei dos meus pois o brilho era intenso
que fatalidade você me entendeu do avesso
e pensou que eu não aceitei seu olhar
Desentendimentos marcam nossa relação
eu te digo sim e você me escuta? Não.
Não sei o que faço pra gente se acertar
outra vez, vou tentar
Preste atenção, não me entenda mal
até que eu sou uma pessoa legal
especialmente com você
e me esforço tanto pra não machucar ninguém
vamos falar a mesma língua pro nosso bem


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

esta musica hoje não me sai da mente...

Meu amo, minha flor, minha menina

Meu amor minha flor minha menina
Solidão não cura com aspirina
Tanto que eu queria o teu amor
Vem me trazer calor, fervor, fervura
Me vestir do terno da ternura
Sexo também é bom negócio
O melhor da vida é isso e ócioIsso é ócio
Minha cara, minha Carolina
A saudade ainda vai bater no teto
Até um canalha precisa de afeto
Dor não cura com penicilina
Meu amor minha flor minha menina
Tanto que eu queria o teu amor
Tanto amor em mim como um quebranto
Tanto amor em mim, em ti nem tanto
Minha cora minha coralina
mais que um goiás de amor carrego destino de violeiro cego
Há mais solidão no aeroporto
Que num quarto de hotel barato
Antes o atrito que o contrato
Telefone não basta ao desejo
O que mais invejo é o que não vejo
O céu é azul, o mar também
Se bem que o mar as vezes muda,
Não suporto livros de auto-ajuda
Vem me ajudar, me dá seu bem
Meu amor minha flor minha menina
Tanto que eu queria o teu amor
Tanto amor em mim como um quebranto
Tanto amor em mim, em ti nem tanto
Zeca Baleiro

quinta-feira, 4 de setembro de 2008


CANÇÃO DO AMOR IMPREVISTO


Eu sou um homem fechado.

O mundo me tornou egoísta e mau.

E a minha poesia é um vício triste,

Desesperado e solitário

Que eu faço tudo por abafar.

Mas tu apareceste com a tua boca fresca de madrugada,

Com o teu passo leve,

Com esses teus cabelos...

E o homem taciturno ficou imóvel, sem compreender

nada, numa alegria atônita...

A súbita, a dolorosa alegria de um espantalho inútil

Aonde viessem pousar os passarinhos.


Mario Quintana
Miró

PRESENÇA



É Preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,

teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento

das horas ponha um frêmito em teus cabelos...

É preciso que a tua ausência trescale

sutilmente, no ar, a trevo machucado,

as folhas de alecrim desde há muito guardadas

não se sabe por quem nalgum móvel antigo...

Mas é preciso, também, que seja como abrir uma janela

e respirar-te, azul e luminosa, no ar.

É preciso a saudade para eu sentircomo sinto - em mim - a presença misteriosa da vida...

Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevistaque nunca te pareces com o teu retrato...

E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te.



Mario Quintana

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. 3º livro. Parag. 36 a 38. Tradução: Wolfgang Leo Maar; Maria L. Mello; Oliveira Cacciola. 3ª ed

Shopenhauer faz uma perfeita distinção entre dois tipos de fenômenos que ocorrem na vida humana, o primeiro, a partir do que ele determina como o princípio da razão motivado e dirigido pela vontade, como é o caso da ciência; o segundo seria, os acontecimentos que viriam a trazer à vida humana a verdadeira essência das coisas ou como afirma no texto “o essencial permanente dos fenômenos do mundo” regidos tão somente pelas idéias e completamente desprovidos de vontade, ou como mesmo caracteriza, por “vontade desinteressada”.
A única forma para o alcance desta “vontade desinteressada” para Schopenhauer, seria algo maior, algo que ao partir das idéias, transcende o tempo, as relações, seia o que intitularíamos como Arte ,ou as várias expressões da arte.
Assim, entre os homens haveria seres providos de uma sensibilidade aguçada, capazes de enxergar a essência pela pura contemplação intuitiva, corpos que carregariam consigo uma alma bastante distinta por serem inquietas e desassossegadas, que ansiariam a todo instante pelo diferente, pelo novo, ou seja, trariam consigo, o que Schopenahuer intitulará como, o Gênio.
Qual seria o objetivo primeiro de tais “homens especiais” por intermédio do “Gênio”? Segundo Schopenhauer, a arte se demonstra a partir desta vontade desinteressada, então, a mesma teria o objetivo essencial de expressar sentimentos dos mais diversos, que se verdadeiramente desenvolvidos pelo “gênio” tornasse-iam duradouros e claros.
Shopenhauer a todo instante demonstra as diferenças pertencentes ao “Gênio” e o “filho comum da terra” assim, define também que a fantasia poderia fazer parte da genialidade, já que além dos objetos de suas idéias, estas responsáveis em proporcionar ao mesmo as “formas essências permanentes do mundo”, se utilizariam da fantasia para ampliar seus horizontes transcendendo sua realidade, o que transformaria a fantasia em companheira das idéias. Porém, a fantasia também poderia fazer parte da existência dos homens comuns, mas de maneira comum, a partir de interesses nascidos da vontade, que logo, gerariam sentimentos superficiais e efêmeros. Tais diferenças entre o Gênio e o homem comum ficam explicitas no trecho que segue:


“O homem comum, esse produto de fábrica da natureza que ela produz aos milhares todos os dias, é como dito, completamente incapaz de deter-se numa consideração plenamente desinteressada, a qual constitui a contemplação propriamente dita. Ele só pode direcionar a sua atenção para as coisas na medida em que estas possuem alguma // relação, por mais indireta que seja, com a sua vontade. Ora, como a esse respeito o exigido é sempre o conhecimento das relações, segue-se que o conceito abstrato da coisa se torna suficiente e muitas vezes mais apropriado. Assim, o homem comum não permanece por muito tempo na simples intuição, por conseguinte não prende o seu olhar por muito tempo (...) O homem genial, ao contrário, cuja faculdade de conhecimento, pelo seu excedente, furta-se por instantes ao serviço da vontade, detém-se na consideração da vida mesma e em cada coisa à sua frente esforça-se por apreender a sua idéia, naão a sua relação com as outras coisas. (P. 257)”




O Gênio, desprovido do principio da razão, segundo Schopenhauer, torna-se propenso a negligenciar os conhecimentos prudentes a racionalidade, assim o homem de gênio considerado como detentor da inspiração, pode ter grandes dificuldades de entendimento quanto aos conhecimentos que necessitam de comprovação, ou como afirma Schopenhauer: “... o tratamento lógico da matemática contraria o gênio, já que obscurece a intelecção propriamente dita, sem satisfazer, mas apenas oferecendo uma simples cadeia de conclusões...” Isto explicaria a dificuldade encontrada por grandes gênios da arte nos conhecimentos matemáticos, ou que exijam o direcionamento à faculdade de juízo. Assim, também se explicaria a não correlação da racionalidade com a alma genial, que a todo instante contempla a inquietude das paixões, a fantasia e de certa forma a insanidade.
A suposta insanidade ou a loucura determinada pelo os homens comuns e racionais, e encontradas no mundo do gênio, seria para Schopenhauer, tão somente, a sensibilidade em demasia exposta por estes seres únicos, o que demonstraria a estes mesmo homens comuns a não capacidade do alcance dos mesmos a este mundo determinado a privilegiados. Comprovando, assim, que quem se utiliza uma espécie de venda para coisas essenciais e verdadeiras, são os homens que priorizam a racionalidade. Assim, a loucura se caracterizaria como o “último meio de salvação” do gênio as aflições e as dores da alma. Já que loucura causa danos à memória, que fazem com que o real se misture com o imaginário. Além, da clara ligação do louco com o alheio ao individual como afirma Schopenhauer, já que o quê o diferencia do homem normal são as convenções nas relações no agir com o outro. Assim, a desmedida, ou seja, o extremo se tornaria o único modo de alcance as Idéias perfeitas.
No capítulo 37, Schopenhauer, afirma que a satisfação estética tornasse-ia possível por todos os homem, porém obedeceria uma escala, caso contrario, a concepção de belo na arte seria impossível. Pois, todos possuem a capacidade de priorizar a essência da idéias, claro se for possível, desprover-se do seu motivo egoísmo e de sua vontade interesseira. Assim, Schopenhauer define que o Gênio tão somente pertence a um grau elevadíssimo de abdicação de seus interesses, o que o faz perfeitamente, reproduzir e materializar em obra de arte os sentimentos provenientes das tais Idéias. No trecho a seguir, Schopenhauer afirma:


(...) O artista nos permite olhar para o mundo mediante seus olhos. Que ele
possua tais olhos a desvelar-lhe o essencial das coisa , independente de suas
relações, eis aí precisamente o dom do gênio o que lhe é inato (...).


No capítulo 38, Schopenhauer expõe considerações e diferenças sobre o belo e o sublime e como tais sentimentos ocorrem com o homem sendo por meio da natureza ou sendo por meio da arte.
Schopenhauer determina “dois componentes inseparáveis” para o conhecimento estético primeiramente o conhecimento da essência dos objetos, ou seja, da idéia, posteriormente como “puro sujeito do conhecimento destituído de vontade”, ou seja, o homem liberto das amarras e de seu egocentrismo e que conhece a essência de tais idéias. Tais princípios, segundo Schopenhauer, estariam diretamente relacionados e somente a partir da relação dos mesmos é que o gênio abandona por completo o princípio da razão. Porém, só a partir da correlação dos mesmos é através do produto deste processo, a obra de arte, que o homem desperta o sentimento de Satisfação. Porém, é necessário considerar a satisfação efêmera, nascida da natureza do homem que põem–se no mundo como ser movido por vontade, insatisfeito e egoísta, o que conseqüentemente o inclina a busca da felicidade em seus desejos externos. Segundo, Schopenhauer somente quando nos libertamos deste jogo de motivos e vontade é que o homem alcança e se desprende da “vontade interesseira” e que faz com que o homem encontre a paz e a genuína Satisfação. Como vemos do trecho abaixo:


“Quando, entretanto, uma ocasião externa ou uma disposição interna nos arranca subitamente da torrente sem fim do querer, libertando o conhecimento do serviço escravo da Vontade, e a atenção não é mais direcionada ao motivos do querer , mas, ao contrario à apreensão das coisas livres de sua relação com a Vontade, por tanto sem interesse sem subjetividade, considerando-a de maneira puramente objetiva, estando nós inteiramente entregues a elas, na medida em que são simples representações, não motivos; - então aquela paz sempre procurada antes pelo caminho do quere, e sempre fugidia, entra em cena de uma só vez por si mesma e tudo está bem conosco (...)”

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Quero o agora



Quero amá-lo sem ontem, sem depois, somente o agora importa.

Quero tê-lo em um mundo inerte atribuído apenas a ti e a mim.

Para que pensar no amanhã? Se somente o hoje nos basta para sermos felizes, até mesmo neste instante efêmero.

Para que pensar no EU?

Se nós oscilamos entre um egoísmo crônico e um altruísmo contínuo.

Nada de diferenças, distancia, classes.

Tudo é transitório.

Quero amá-lo sem pensar no amanhã

Quero senti-lo hoje.
Talvez até sem o que chamam de amor...
Em 02/02/2004

SINTONIA


Seres diferentes,
á medida que se tornam semelhantes. Porque anseiam ter algo em comum, ou talvez, por quererem ao menos completar-se...
Instintivamente adquirimos um certo altruísmo natural. Isto é sintonia.
Sintonia que nos remete ao querer bem, a amizade, ao amor, ao desejo.
Sintonia em ser elogioso, tornar-se selênico por instantes súbitos e significativos,
Sintonia em saber ser uníssono, com músicas nascidas a partir de um dulçor especial.
Sintonia em perceber a ira de um dia não muito proveitoso e saber silenciar,
Sintonia em ter bom humor para relevar
Sintonia em querer ser feliz.
10/07/2008

As conseqüências da deliberação negativa: comentário acerca do documentário “O longo caminho para casa”




O homem se define como ser individual ao mesmo tempo que social e para que sejam balanceados estes dois lados de sua natureza, o mesmo estabelece normas e regras para que a interação do seu eu com o outro se fundamente a partir dos princípios de liberdade e respeito à categoria de ser humano.
No instante em que o homem se estabelece como ser deliberador de decisões a partir de uma reflexão anterior à ação e fundamenta seus julgamentos, podemos por assim dizer, que o processo de formação de determinada conduta estaria estabelecido. Afirmamos assim, que sentimentos como tolerância, e digamos que, o seu oposto negativo, a intolerância, seriam frutos deste processo de: deliberar, decidir e agir.
Falemos, então, do pólo de maior inclinação do ser humano, a intolerância. Tal sentimento, ou podemos dizer, vício, caracteriza-se como uma espécie de egocentrismo do pensamento, ou melhor, como a tentativa de designação de uma verdade absoluta, ao mesmo tempo, que superior às idéias de outros homens. Verdade esta que não se importará em descartar os princípios e normas básicas estabelecidas por este ser único e racional em relação ao seu igual: a liberdade, o respeito, a preservação da vida.
A intolerância ao longo de nossa história tornou-se um vetor para muitas das ações humanas, expressando-se na vida social em determinados níveis. A intolerância demonstrada quando ignoramos uma pessoa no dia-a dia pelo fato de suas diferenciadas características: classe social, opção sexual, religião, sem dúvida, parte dos mesmos princípios da intolerância que levaram os nazistas à quase dizimar os judeus, ou as que levam estes mesmos judeus a constantes confrontos com os árabes na palestina. Porém, há algumas diferenças quanto à tentativa de explicações e o grau das conseqüências de tais atos, os nazistas atribuíam os males que assolavam seu povo à existência de seres inferiores, sem pátria, que se tornariam ameaças à prosperidade da raça ariana. Enquanto que as questões dos conflitos na entre os palestinos e israelenses, se justificariam, de um lado para os judeus como a luta pelo direito ao refúgio a tantas perseguições sofridas por seu povo, além de tal território ter sido prometido aos mesmos pelo próprio Deus. Já para os árabes, a motivação para tais confrontos seria justificada também por motivos religiosos, este território teria para os mulçumanos importância sagrada, pois, segundo a crença, seria o lugar onde o profeta Maomé teria sido elevado aos céus, além de acreditarem nos direitos genuínos sobre tal território em função de terem vivido neste local por muitos anos. Constatamos assim, que por trás da repulsa radical intolerante há sempre conceitos pré-estabelecidos provenientes de ideologia religiosa, cultural ou econômica.
No filme: “Um longo caminho para casa” retrata justamente a intolerância em nível elevado e avassalador, o motor para um dos momentos históricos mais vergonhosos vivenciados pela humanidade, o genocídio dos judeus pelos nazistas.
Na realidade o filme se posiciona de maneira diferenciada da maioria dos relatos do cinema que abordam tal assunto, pois demonstra realmente o caminho percorrido pelos judeus após o fim da Segunda Guerra Mundial até a criação do estado de Israel e a assimilação do mundo quanto à tragédia que quase dizimou este povo.
Deixemos claro também que não somente os judeus foram perseguidos pela feroz intolerância de Adolf Hitler, destaquemos também a perseguição ocorrida contra os homossexuais, os testemunhas de Jeová, os ciganos, os doentes mentais, ou seja, todas as pessoas consideradas inferiores à categoria de raça ariana perfeita, proposta pelo mesmo.
Através das idéias de Adolf Hitler, este mentor da estruturalização de um sistema de poder que propunha o surgimento de uma raça perfeita, fundamentada na pureza genética, unificada em uma só cultura, no caso, a alemã, sem seres inferiores, ou seja, sem indivíduos diferentes à suas características gerais. Tal homem em sua magnitude estrategista aproveitou-se das fraquezas de uma sociedade alemã desestruturada e nada próspera, após a I Guerra Mundial, para materialização de suas idéias preconceituosas e intolerantes. Primeiramente, a partir da dominação dos meios de comunicação em massa, disseminando a idéia que todos os males da sociedade alemã e do mundo provinham, segundo ele, principalmente dos judeus, que de certa forma, já carregavam uma herança religiosa envolta em instabilidades históricas com carga cultural bastante tradicional. Além, é claro, do posicionamento econômico ocupado pelos mesmos, que em meio em tantas instabilidades sociais na Europa, conseguiam manter-se economicamente estáveis.
Hitler, sem dúvidas, aplica sua estratégia baseada na suposta purificação da Alemanha e quase consegue alcançar plenamente seu objetivo maior, o extermínio dos judeus. A través de meios covardes e desumanos para tal, como: câmaras de gás, torturas das mais atrozes, fuzilamentos em massa, utilização de seres humanos como cobaias em projetos científicos e muitos outros, o que segundo estatística acarretaram mais ou menos 6 milhões de vítimas somente judeus e mais ou menos 30 milhões pessoas, consideradas por Hitler empecilho para o alcance de seu suposto jubilo.
As idéias nazistas, sem dúvida, ultrapassaram os limites da intolerância, pois, os seres humanos além de assassinados, foram subjugados a condições ínfimas de sobrevivência. O documentário nos demonstra que tais condições e tais tratamentos subumanos nunca haviam sido pensados, pois o terror e o asco que os soldados das tropas aliadas sentiram, ao se deparar com os sobreviventes em estado de subnutrição foram inevitáveis. Para os prisioneiros o momento da libertação, representou o instante em que os mesmos conseguiram perceber a que níveis degradantes haviam sido submetidos, o que ocasionariam conseqüentemente sentimentos de vergonha , de certa forma, de admissão de sua inferioridade.
O documentário relata que a suposta libertação dos sobreviventes se tornaria, tão somente, o início da luta dos judeus por melhores condições de vida e a retomada da auto-estima desse povo. Povo que mesmo após sua libertação continuou sofrendo com a intolerância, porém, agora envolto em sentimento de indiferença. Segundo o documentário, o mundo relutou em reconhecer as condições as quais teria sido submetido do povo judeu e as atrocidades praticadas pelos nazistas, indiferença esta, que poderia ser percebida devido aos tratamentos semelhantes dispensados aos judeus no campo de refugiados dirigidos pelas forças aliadas, pórem, agora com um discurso ideológico diferenciado, partindo das idéias de suposta esperança e libertação. É bastante clara a posição que os judeus ocuparam neste momento histórico, nada mais eram que uma espécie, de fardo do mundo, já que qual país aceitaria um povo miserável e que o mundo houvera rejeitado sua condição de ser humano? Qual país estaria disposto a ajudar um povo estigmatizado por suas raízes e carga histórica, proporcionado-lhes a possibilidade de futuro?
Os refugiados judeus por iniciativa própria e solitária a todo custo passaram a lutar por sua liberdade, pois como cita um dos refugiados do documentário: “os nazistas nos mataram e os aliados não nos deixam viver”. E é por esta liberdade que os judeus, a partir daquele instante fundamentaram sua esperança. É bastante evidente a perseverança de um povo que mesmo em completa degradação e que obtivera todos os seus direitos cessados, tornar real a luta inconstante por preservação de seu povo e cultura. Assim, os judeus levantaram a bandeira da verdadeira libertação, ou seja, a retomada da dignidade humana a partir da luta por um território que anos a fio, após o fim da guerra, foi almejado pelos mesmos. Assim, o mundo com intuito de “resolver” a causa judaica cria o estado de Israel em 1948, o que conseqüentemente acarretaria ao povo judeu uma nova luta,  está com novas justificativas e novas e negativas conseqüências, porém embasadas nos mesmos princípios intolerantes.
Assim, a intolerância contra o povo judeu, materializado junto aos horrores da II Guerra Mundial, levaram o homem à nova reflexão e analise sobre os princípios que regem e caracterizam a dignidade humana, assim foram criados acordos para estabelecer novas diretrizes de apóio e respeito à vida, para que o homem não seja desrespeitado e nem julgado por sua raça ou credo, para que a humanidade não cometa os mesmos erros ou que possamos, pelo menos, proceder de melhor maneira, caso tais acontecimentos venham a ocorrer e acima de tudo para que consigamos desvencilhar as gerações futuras de tais acontecimentos vergonhosos, preconceituosos e degradantes.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A falta


O beijo- Gustav Klimt

A falta do seu sorriso ou pelo menos do seu estar.
A falta que expressa o seu olhar comove o meu Ser que
também sente a necessidade de encontrar-se
A falta que o homem, tão egoísta, deixa passar
não se importando com ser e sim com o ignorar.
Em tempos mais amenos, onde os desabores sejam esquecidos,
talvez eu substitua a falta,
por você comigo
por alegria em seu olhar
por respeito ao Ser
Enfim por amor verdadeiro.